Domingo, 7 de junho de 2026

informe o texto

Notícias Brasil

POLÍTICA

O que muda para Alexandre de Moraes após saída da lista de sanções da Lei Magnitsky dos EUA

Ministro do STF retira restrições financeiras, patrimoniais e de trânsito que estavam em vigor e recupera plena capacidade de movimentação e transações internacionais.

A retirada do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, da lista de sanções da Lei Magnitsky, dos Estados Unidos, representa o fim de uma série de restrições que impactavam sua atuação no cenário internacional. Com a exclusão, deixam de valer medidas que poderiam afetar transações financeiras, patrimônio e deslocamentos vinculados à jurisdição norte-americana.

Entre as principais mudanças está a normalização de operações financeiras. Moraes volta a poder movimentar recursos, manter contas e realizar transações em instituições que tenham relação com o sistema financeiro dos EUA, inclusive em dólar, sem risco de bloqueios ou sanções indiretas.

Também são eliminadas eventuais limitações sobre bens e interesses patrimoniais ligados ao território americano, como investimentos ou propriedades. Além disso, a saída da lista encerra restrições relacionadas a vistos e circulação internacional, permitindo que o ministro volte a viajar sem entraves formais ligados às sanções.

As medidas que atingiam familiares e o núcleo próximo do ministro, aplicadas de forma preventiva enquanto ele constava na lista, também deixam de existir. Com isso, contas, contratos e relações comerciais que estavam sob risco voltam à normalidade.

A exclusão de Alexandre de Moraes da lista da Lei Magnitsky encerra um episódio de desgaste diplomático e restabelece sua plena condição jurídica e financeira no âmbito internacional.

 
Sitevip Internet