
Da Redação
30/06/2025 - 08:56 | Atualizada: 30/06/2025 - 09:08
O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Majid Takht-Ravanchi, afirmou que as negociações com os EUA sobre seu programa nuclear não podem ser retomadas sem que Washington descarte novos bombardeios contra o país. A declaração da autoridade foi feita em uma entrevista à rede britânica BBC, em um momento em que ainda restam dúvidas sobre o futuro do programa nuclear do país, que Teerã pretende manter ativo, promovendo enriquecimento de urânio.
“Não há uma data acordada, não concordamos com uma modalidade”, disse Ravanchi durante a entrevista exibida no domingo, acrescentando que os EUA teriam sinalizado disposição de retornar à mesa de negociação, uma semana após o bombardeio. “Neste momento, estamos buscando uma resposta para a questão de se veremos um novo ato de agressão enquanto estamos em diálogo.”
Os dois países estavam em negociações sobre o programa nuclear iraniano quando Israel lançou uma campanha de bombardeios contra instalações nucleares e infraestrutura militar no Irã, em 13 de junho. Os americanos se juntaram à ofensiva dias depois, com um bombardeio contra as centrais nucleares em Fordow, Natanz e Isfahã. O alto funcionário iraniano disse que os EUA não esclareceram a posição sobre um novo ataque.